domingo, 8 de março de 2009

Por falta de gentileza

J. A., 42, chamemo-o de João, mendigo a pouco tempo, depois que foi perdendo tudo aos poucos. Andava, faminto pelas ruas noturnas de uma grande cidade qualquer.

Caía uma chuva fina, mas ele não se importava, para ele, era um pouco de limpeza, na verdade, isso só formaria uma lama, pois estava muito sujo, sem falar da roupa que depois iria feder mais, e ainda poderia pegar um resfriado. Chegou num viaduto, encontrou uma senhora, também mendiga, com seus quatro filhos, logicamente também mendigos. Ela, preparando um feijão numa panela preta de tão velha, os meninos, tentando dormir para enganar a fome.

João se aproxima e pede um pouco do feijão que ela cozinhava. Então que ela responde.

- Meu sinhô, eu inté gostaria d'ajudar, mas dessa vez num posso, não. Né por falta de comida ou de gentileza, não, pois o que tem aqui dá pra nós e pro sinhô. Mas o pobrema é que eu botei veneno no comê. A uns vinte dia atrás fomo expulsos da favela eu, os minino e o disgramado do pai deles. Desde então moramo nesse viaduto. Aí o filho da puta do Manel num guentou a humilhação e semana passada ele num se empindurou nesse viaduto? Poisé, enlaçou uma corda no pescoço, com a outra ponta no poste e pulou, meu sinhô. Na frente dos minino! Tu imagina, meu sinhô! Deixá mulé e minino pra criá e se matar na frente de todo mundo! Daí nós tamo pedindo esmola pra comê, mas num tou guentando mais não. Isso é vida de cão, meu sinhô! Vou me embora também, e vou carregar meus bacurim junto. Cê me entende, né, sinhô?

João a olhou, olhou para os garotos enfileirados, depois olhou para os poucos carros que passavam ali, desceu uma lágrima de seu rosto e pensou: “o que é que estou fazendo aqui mesmo?” e depois disse.

- Dona, se a senhora num se importa, acho que vou pegar carona também. Dá mesmo pra dividir pra mais um?



CA Ribeiro Neto

2 comentários:

aluisio martinns disse...

escrever é um ato de coragem, não tem como escapar, senão vai falar comédia, aí não é escrever, na minha opinião. Pego carona no teu texto...
Grato pela colaboração, meu chapa.

Aline disse...

oie e aí adorei aki
vc naum ker uma parceria aí ??
vc me linka no teu blog
e eu t linko no meu ??? (;D
heheh...c aceitar me avisa falow....
xau....